top of page

COMO ESTUDAR EM CASA

Hey guys, what’s up?

This is teacher Inês O. Braga here again.


Hoje eu acordei com uma mensagem clássica vindo de um aluno: “Teacher, como eu devo estudar em casa?”. Por esse motivo, resolvi escrever aqui no blog e dar algumas dicas de como estudar de forma NÃO LINEAR e principalmente de maneira eficaz. No entanto, já adianto, não tem fórmula mágica e sim: EMPENHO, ATITUDE e PACIÊNCIA.



Em primeiro lugar, eu preciso ressaltar que NÃO ADIANTA, repita em voz alta para você mesmo: “não adianta ficar procurando apps tradicionais; não perca tempo e energia estudando gramática se sua intenção é fluência e não ficar expert em regras; não adianta fazer de forma linear”. Esses artifícios não tem comprovação científica, eles não levam em consideração como seu cérebro aprende ou como ele cria uma memória.

Pensa comigo: como você aprendeu sua língua materna? Quando você começou a ler e escrever ou aprender gramática, VOCÊ JÁ ERA FLUENTE EM SUA LÍNGUA!!!! A gramática é sim importante, e não estou descartando-a, mesmo porque na verdade, ela está embutida no que você fala, mas ela não deve ser seu foco principal. Você a aprende no contexto e no processo. Reflitam bastante sobre isso...

"Ah Inês, mas se não é através de gramática, então como eu aprendo?" A resposta é simples: Você aprende a falar, falando!!!!!!!!!! Praticando, repetindo, aumentando a velocidade e simulando situações diferentes para o mesmo conteúdo...




First tip: para os nossos alunos EG Idiomas, foquem nos roteiros que temos em nosso material (que já é bastante vastoooooooooooooo);

-repita em voz alta, aumente sempre a velocidade, e sempre aqui quer dizer “forever and ever”, sempre mesmo, nunca sua velocidade estará perfeita, sempre você poderá melhorar;

-cada vez que você repetir o conteúdo, tente olhar o menos possível no roteiro, porque se você estiver lendo, por mais que esteja falando em voz alta, a parte de seu cérebro que estará sendo ativada é a área da leitura e não a ÁREA DA CONVERSAÇÃO. Para ativar a área da conversação, você não pode ficar lendo: no início você repete pescando o que não lembrar,

- depois que você memorizar e não precisar mais olhar, tente criar mais elementos além do que está no roteiro, exemplo: se você está falando o seu nome e seu apelido, diga como seus pais escolheram seu nome e porque você possui esse apelido, se estiver descrevendo sua casa, diga um ponto de referência ou porque você curte morar no seu bairro e etc. Dessa forma você vai repetindo as estruturas primordiais e adicionando coisas novas ao seu discurso.

-Para os estudantes que não são nossos alunos, eu sugiro que você prepare seus roteiros e siga os passos acima.




Second tip: Ouça muitos áudios em inglês, masssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss, não os que foram preparados para você aprender inglês. “Oi, Inês? Não entendi!!!!” Eu explico. Mais uma vez eu vou ressaltar que a maioria dos insumos que temos no mercado hoje não leva em consideração como seu cérebro aprende de verdade. Se você ouve áudios que foram preparados para te ensinar inglês, 90% de chance de eles serem irreais. Por exemplo, se na unidade daquela determinada lição o tema for “there to be”, eles colocam esse verbo um zilhão de vezes naquele áudio, tornando-o não natural. Resultado disso é que possivelmente, você não ouvirá isso em uma conversa real com um nativo. Isso tudo sem contar a velocidade do áudio que é feito para você entender melhor o nativo, mas na realidade o nativo fala “engolindo” letras, juntando palavras e etc. No Material EG idiomas, os áudios são sempre, mas sempre mesmo, naturais e reais. Então a dica para o nosso aluno é primeiro focar nos diversos áudios que temos em nosso material, segundo lugar nos textos jornalísticos nos sites ou Apps da CNN, Fox News, KSL e todos os outros existentes. E por último, mas não menos importante nos filmes, séries e músicas de sua preferência, trazendo assim mais prazer aos seus estudos... Mas, daí os alunos já retrucam: “ah, mas, eu não entendo nada, do que adianta ficar ouvindo?” Ah vah, achei que você tinha nascido sabendo tudo!!!! Gente, presta atenção nessa argumentação que vocês usam e raciocinem comigo: A CRIANÇA NASCE SABENDO E ETENDENDO TUDO AO SEU REDOR? LÁ NO BERÇO, ELA DIZ ASSIM: MÃE, SÓ QUERO OUVIR O QUE EU CONSIGO ENTENDER? Sabe qual é o erro que cometemos? Queremos estar perfeitos para depois praticar, queremos entender tudo, para depois ouvir... mas, é exatamente o contrário que devemos fazer:

-Temos que praticar, praticar, praticar, praticar, praticar e praticar infinitamente para depois ficar “perfeito”.

- Temos que ouvirrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr muitooooooooooooooooooooooooo e ouvir de tudooooooooo, contanto que seja natural para um dia entendermos melhor.

- Temos que ter paciência, humildade e perseverança porque essas técnicas devem ser praticadas por você pelo resto de sua vida, pois, você sempre terá o que aprender em uma língua estrangeira.

Voltando aos áudios, apenas ouça, ouça muito; mesmo que não faça sentido no início, mesmo que você não entenda nada, ouça. Just do it!!!!!

“Ahhhhhhhhhhhhh Inês, mas eu não tenho tempo para ficar ouvindo tanto assim.”

Tem sim, você pode fazer isso simultaneamente com suas atividades diárias; enquanto você: dirige, caminha, anda de bicicleta, limpa a casa, lava o carro, malha. Pare de ficar ouvindo Funk, sertanejo universitário e Cia ltda e ouça CNN. Conecte seu celular e seu Multimídia do carro, baixe o app da CNN e ouçaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.


Coloque fones de ouvidos para as outras ocasiões e pare desse mimimi sobre tempo. Dessa forma, você consegue deixar seu ouvido imerso na língua, acostumado com a melodia do idioma em questão e preparado para quando você aprender aquela palavra em outras ocasiões.

Third tip: Em outro estágio de seu aprendizado, quando você já tiver adquirido certa fluência e autonomia de ouvido, aí você deve tirar sim um tempo para ouvir o áudio e estudar o script para aprender vocabulários novos e formar um dicionário personalizado e para isso a EG Idiomas disponibiliza para você o app Wadycall gratuitamente. Mesmo nessa fase, a dica dos áudios reais e naturais ainda permanece, e permanecerá para sempre até o seu leito de morte kakakakakka. No entanto, continue também com a técnica de ouvir simultaneamente com outras atividades e mantenha seu ouvido treinado.




Fourth tip: Faça transcrições desses áudios. Não somente para você praticar escrita, mas primordialmente para você ensinar seu cérebro a ter foco. Porque mais uma vez o nosso vício é focar no que não entendemos, ao invés de ficarmos felizes e otimistas pelo que já sabemos. Então, faça transcrições de vídeos e depois comparem com os scripts para ver o que você acertou. As vezes, as palavras que você não havia entendido nem fazia tanta diferença na compreensão do contexto e você foi traído por seu costume bobo de focar seu cérebro no que você não entende e perder o restante da frase porque ficou pensando: “puxa, eu não entendi isso, eu não sei a tradução dessa palavra”.


Já falei dela lá em cima, mas, quero ressaltar, empenhe na velocidade que isso irá garantir o seu sucesso e evolução.

Em resumo, galera, fuja do tradicionalismo, procure saber mais como seu cérebro funciona e use as práticas e os materiais corretos para evoluir seu nível constantemente.


Na EG Idiomas, nós ensinamos TÉCNICAS desde a primeira lição para que o aluno pare de ficar tão dependente do professor e possa ser mais autônomo em seu aprendizado. No entanto, por mais que eu fale e ressalte isso para os alunos, algumas vezes, a cabeças deles é tão focada no tradicionalismo que eles não conseguem se desvencilhar desse bendito mito de que a gramática é que vai ensiná-los e muitos outros vícios errados que vocês trazem consigo.

That’s it for today!


Teacher Inês O. Braga Coordenadora Pedagógica Graduada em Letras Português e Inglês pela UNIMEP

(19)99841-6471 Excellent Global idiomas

->Unidade 1 - Nova Odessa - SP Rua Riachuelo, 1375 - Jd. Sta Rosa (19)3518-0654

https://www.facebook.com/excellent.novaodessa/

->Unidade 2 - Sumaré - SP Rua Emíio Leão Brambila, 133 - Vila Menuzzo (19) 3883-1942

https://www.facebook.com/excellentglobalsumare/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page